(I Tessalonicenses 5:23) – “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.”
(Hebreus 4:12) – “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”
O nosso espírito é a parte mais íntima do nosso ser. Paulo o chama de "Homem Interior"
(2 Co 4:16) - "Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia."
Pedro chama de "Homem Interior do Coração"
(1 Pe 3:4) - "seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus."
Você observou que Paulo cita duas partes do homem? O Homem Interior e o Homem Exterior?
(2 Co 4:16) - "Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia."
Mas vamos lá... O Homem Interior ou Homem Interior do Coração é o nosso espírito recriado em Cristo Jesus através do Novo Nascimento.
Nós somos um espírito, possuímos uma alma e habitamos em um corpo.
- As faculdades ou função da alma são: Mente, vontade e emoções.
- Faculdades ou Funções do espírito (humano) são: Intuição, consciência e comunhão.
Podemos fortalecer todas as áreas das nossas vidas: espírito, alma e corpo:
- fortalecemos o nosso corpo exercendo algumas atividades físicas;
- Fortalecemos a nossa alma no que diz respeito a uma das suas funções como o intelecto através da prática da leitura;
- Fortalecemos o nosso espírito através da Oração em Línguas.
De vez em quando ouvimos notícias, comentários sobre os males que a ociosidade e uma má alimentação pode provocar em nosso corpo, como por exemplo: Colesterol alto.
Também ouvimos como que a prática diária de 30 minutos de caminhada diária e algumas mudanças de hábitos alimentares podem nos ajudar a baixar o índice de colesterol. Nosso corpo pode ser fortalecido através da prática de atividades físicas como musculação, pilates e uma boa alimentação.
Semelhantemente, se ficarmos ociosos, levando uma vida sem nenhum tipo de prática espiritual ficamos espiritualmente fracos. É salutar que todo cristão desenvolva uma vida de leitura e meditação na palavra de Deus, prática de oração em línguas, de adoração, jejuns e etc.
Assim como o corpo físico (homem exterior) precisa ser alimentado durante várias vezes por dia, o nosso espírito (homem interior) também precisa se alimentar da palavra de Deus diariamente. "...Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus." (Mt 4:4)
Efésios 3:16, na versão bíblica da Linguagem de Hoje diz: "E peço a Deus que, da riqueza da sua glória, ele, por meio do seu Espírito, dê a vocês poder para que sejam espiritualmente fortes." - Paulo está se referindo a parte mais íntima do nosso ser: O nosso espírito humano recriado em Cristo Jesus (2 Co 5:17).
Existe um caminho pela qual podemos exercitar e fortalecer nosso espírito: A Oração em Línguas para nossa edificação pessoal.
Primeiro gostaria de lhe explicar que existem quatro tipo de línguas concedidas pelo Espírito Santo à Igreja:
1. Língua para edificação pessoal (sem interpretação) - É uma linguagem sobrenatural e pessoal que você recebe quando é batizado no Espírito Santo. (Exemplo: At 19:1-6)
2. Línguas para edificação da Igreja (com interpretação) - (1 Co 12:10)
3. Línguas como Sinal para os Incrédulos - (Atos 2)
4. Línguas com Gemidos Inexprimíveis - (Línguas Intercessórias/Rm 8:26)
Nós somos fortalecidos quando colocamos em prática a Oração em Línguas para Edificação Pessoal:
(1Co 14:4) - "O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja."
(Judas 20) - "Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo."
Paulo exorta aos Efésios a orar em outras línguas em todo o tempo:
(Ef 6:18) - "com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos."
Por quê eu sei que Paulo está se referindo a oração em outras línguas aqui neste texto? Como disse o Pastor Antônio Cirilo em uma de suas ministrações: "Eu sei por causa do resultado..."
O Resultado do Falar em Outras Línguas em 1 Co 14:4, é o mesmo resultado da Oração no Espírito em Judas 20: EDIFICAÇÃO!
(1Co 14:4) - "O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja."
(Judas 20) - "Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo."
Como eu sou edificado segundo o texto de 1 Co 14:4? Falando em outras línguas. Como eu sou edificado segundo Judas 20? Orando no Espírito Santo.
Qual foi a recomendação de Paulo aos Efésios? Orem em todo o tempo no Espírito. Ou seja, orem em todo o tempo em outras línguas!
A Oração em Línguas Para Edificação Pessoal é tão importante que Paulo demonstrou gratidão a Deus por orar em outras línguas mais do que toda a Igreja de Corinto:
(1 Co 14:18) - "Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós."
Paulo não expressaria gratidão a Deus por orar mais em outras línguas do que todo os irmãos da igreja de Corinto, se a oração em línguas não tivesse tanta importância na vida dele!
Então meu irmão, a partir de hoje eu gostaria de incentivar você a passar um bom tempo orando em outras línguas para sua edificação pessoal.
Vamos lá, se fortaleça orando em outras línguas em todo o tempo!
Se você entrar nessa prática de orar em outras línguas por pelo menos 1 hora por dia, em pouco tempo você verá mudanças acontecerem na sua vida. Sua vida não será mais a mesma!
Posteriormente, entraremos em mais detalhes sobre o tema da "Oração em Línguas".
Abraços e a paz do Senhor Jesus Cristo a todos!
Pr. Isaias Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário